segunda-feira, 1 de julho de 2013

Festa Junina: Forró

O Forró é um ritmo e dança típicos do Nordeste e praticada geralmente nas festas juninas e outros eventos.

História do forró:


No distante passado, havia em muitas cidades nordestinas os chamados “forrobodós”, que eram, segundo o pesquisador Câmara Cascudo, “bailes ordinários e sem etiqueta”, também conhecidos como arrasta-pé, bate-chinela ou fobó. Nessesbailes, tocava tudo quanto era música regional, como baião, coco, xaxado, xote, entre outras, sempre ao som de uma sanfona de oito baixos. Forró é, como deu para deduzir, corruptela de “forrobodó”.

Na música:
Luiz Gonzaga provavelmente foi o primeiro cantor a registrar o termo “forró” em disco, com o Forró de Mané Vito, escrito com Zé Dantas em 1949. Diversos compositores foram surgindo nas décadas seguintes, com sucesso que são regravados até hoje em dia por cantores e grupos dos mais variados gêneros musicais.


São tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão, que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito-baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo.

O forró eletrônico, vertente estilizada e pós-modernizada do forró surgida no início da década de 90, utiliza elementos eletrônicos em sua execução, como a bateria, o teclado, o contrabaixo e a guitarra elétrica; e o forró universitário, surgido na capital paulista no final da década de 90, que acrescenta contrabaixo e violão aos instrumentos tradicionais.

Na Dança: 

O forró, além de gostoso de ouvir, é muito bom para dançar. Existem dois “estilos”, normalmente chamados de forró nordestino (o tradicional, encontrado principalmente nas casas de forró do Nordeste) e forró universitário (que tem mais evoluções e costuma ser o preferido nas aulas de dança de salão do Sul e Sudeste).
O forró nordestino tem mais sensualidade, com o casal dançando bem juntinho. Já o forró universitário mantém essa característica em boa parte dos passos, mas também incorporou elementos de outras danças e diversas figuras abertas (aqueles passos em que o casal não está necessariamente “agarradinho”).
Como o forró não é exatamente um gênero musical, mas a união de vários gêneros, é possível dançar de forma lenta (ao som do xote, por exemplo) ou mais rápido (arrasta-pé, baião e coco, por exemplo). 
O forró universitário, por sua vez, tem suas características próprias, sendo a principal, os três passos básicos, sendo um deles o "2 para lá 2 para cá", que veio da polca.

+ Curiosidades: 
É comemorado em 13 de dezembro o Dia Nacional do Forró.
Hoje em dia, as cidades de Caruaru (Pe) e Campina Grande (Pb) disputam o título de capital do forró todo ano durante as festas juninas.

Apresentação de forró (xote e baião) - Cia de Dança Estrela


Fontes: 
Google Imagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário